sexta-feira, 12 de junho de 2015

Melindrando



Outra planta que também remonta a meus encantamentos de infância. Tinha em umas das casas de Siqueira Campos, a cidade do Paraná em que nasci. Na saída pela cozinha, fundos da casa, à direita, tinha um pé bem lindo. Acho que era perto de um ponto de passagem para vizinha do lado. Tinha umas bolinhas pretas intrigantes, que eu ficava pensando pra que é que serviam. O engraçado é que remonta à lembrança do dia do cinema, era a mesma casa e época em que moramos lá, na cidade das olarias, onde aprendi a andar de bicicleta sem rodinha ralando o guidão da bice ao redor de toda a fachada da casa xD ficou uma beleza descascada... =x

Um tempo atrás, indo até os fundos de uma floricultura, encontrei uns vasos dela, mal pude acreditar que a moça me vendeu a R$3,00! Percebi que ela não a valorizava muito, comercialmente. Acho que comprei todas as que tinham em um espaço curto de tempo, algumas foram presentes, e ficaram duas aqui em casa, crescendo ao redor de minha janela. 

Ela não sabia o nome, me vendeu como um tipo de folhagem bambu, não lembro exatamente, mas não era o nome correspondente. Poxa, já havia tentado fazer mudas algumas vezes, por estaquia, mas nunca tinha dado certo, e finalmente consegui estreitar os laços!! Só faltava o nome..

É uma planta que, para além da nostalgia infantil, ou justamente por isso, assim como as roseiras alheias, mapeio pela cidade. Adoro ver como seus cuidadores as acomodam nos lugares, e como ela vai tomando conta do espaço.  E eu nunca conseguia perguntar o nome, não surgia oportunidade... aí um dia muito feliz, encontrei, por acaso, uma foto sua em um livro.

[Todas as vezes, aliás, em que digo que encontrei ou aprendi ou vi algo em um livro, tipo, aqui, aqui, aqui, e hoje, são sempre o mesmo livro, a mesma coleção, a qual ainda escreverei sobre!]

A partir da descoberta do nome, e pesquisas pela net, achei uma descrição curiosa em um livro disponível on line, acho que de fito ou terapias florais, sobre algumas de suas características por esse viés. E conheci também um pouco mais sobre suas características, modo de cuidar, preferências, em sites de cuidados com plantas, que abundam =] por aí..






Com a retirada das plantas da janela para a pintura [que ainda está em processo] fiquei surpreendida, como ela havia crescido! Desde que li um pouco sobre suas propriedades, gostava muito de sua localização, apesar de que, já havia notado, estava pedindo um vaso maior. Aliás, isso ainda é urgente, ela é muito mais intensa no verde do que está, falta terra!