domingo, 17 de maio de 2015

Peperômia scandens Variegata


Tem plantas que não chamam muito sua atenção, não se trata de não gostar, mas tipo, você não compraria. Não tem como prioridade, você não tem uma história com ela, nem o nome você sabe!

Virou modinha agora entre os grandes mercados colocarem na entrada várias plantas ornamentais à venda. Elas vão ficando ali, esplendorosas e depois vão perdendo o viço, ficando amorfas, chegam a um estado deplorável, até serem substituídas.

Alguém mais tem a mania do galhinho? Eu tenho. O potencial, o vir a ser do que ainda não é, com a sua companhia e colaboração.  O galhinho por vezes está no chão e entre os vasos. Acontece muito com as flores de maio, por exemplo, tenho uma coleção de mini flores de maio primavera garden center, só assim, pegando gominhos caídos, juro! =]x.. 

O mesmo acontece com as flores e plantas decoração de shoppings. Aqui existe uma preferência pelas Kalanchoes, tenho também uma coleção de mini Kalanchoes, uma de cada cor. São as Kalanchoes beira-mar e as Kalanchoes iguatemi, não que eu frequente muito, e justamente por isso, quando vou, há uma nova leva, com outra cor...

Um dia, passando pelo mercado vi uma plantinha verde claro com detalhes brancos. Ela é muito comum em floriculturas e mercados, não dá flores, pendente como samambaia. Não é meu tipo de planta, não compraria assim tão grande, mas não pude resistir, peguei um pedacinho, acho que do tamanho do meu dedo indicador. Cheguei em casa coloquei num vasinho, não sabia nada dela, então, se quisesse brotar, brotava. Depois de um tempo começou a nascer, crescendo bem devagar. Está comigo faz tempo, no processo, e queria muito saber seu nome, quando por acaso encontrei num livro, Peperômia, ou pela net mais precisamente Peperômia scandaens Variegata! Agora estamos apresentadas! O que poderia ter acontecido um pouco antes de mudá-la de lugar..

Recentemente, a casa em que moramos está sendo pintada e removemos todos os vasos da parede para outros lugares, respeitando a particularidade de cada uma. A peperômia vive junto com a véu-de-noiva, que eu sei, não se importa muito com um pouco de sol. Passando um tempinho fui vendo suas folhas no chão. Será que estavam esbarrando nela de alguma forma, imaginei, .. e continuei encontrando, até que fui ver de perto e havia folhas queimadas também. Nesse meio tempo então, encontrei seu nome e fui pesquisar! Droga... se as vezes a gente pudesse editar, alterar a ordem dos acontecimentos...

Nem tudo está perdido, acredito que foi salva a tempo. Agora vai para um lugar especial e logo estará refeita. Peperômia já é mais uma das minhas plantas afetivas, sou sua multiplicadora, se alguém tiver algum amor por esta plantinha tão singela, como veio, vai... vou adorar compartilhar!